quarta-feira, 20 de abril de 2011

O LAVA-PÉS DA MATRIZ

O LAVA-PÉS DA MATRIZ
(Clerisvaldo B. Chagas, 21 de abril de 2001).

       Vem à lembrança hoje, quinta-feira Santa, a imagem do cônego Luiz Cirilo Silva, pároco na minha terra entre 1951 e 1982. Originário da serra da Mandioca, município de Palmeira dos Índios, Luís Cirilo assumiu a Paróquia de Senhora Santa Ana, após o falecimento do cônego penedense José Bulhões. De qualquer maneira, a morte do Cônego Bulhões levou com ela o fim do mando religioso na política, iniciado em 1787, com o padre Francisco José Correia de Albuquerque, um dos fundadores do município, da Matriz e da Freguesia de Sant’Anna do Panema. (“O boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema”). Luís Cirilo, inaugurando uma nova fase da Igreja municipal, brevemente tornou-se popular, sendo considerado o mais querido da história paroquiana. Viveu o auge do catolicismo em Santana do Ipanema, época das grandes quermesses, folclore cheio, novenas constantes, leilões obesos, sermões arrebatadores, banda de música, enormes procissões e sucessos absolutos nas festas da Padroeira. Foi professor do Ginásio Santana, fundador do salão paroquial e participante ativo em todos os grandes eventos da “Rainha do Sertão”.
       Certa feita, lá dentro dos meus possíveis dez anos, recebi um convite para participar da liturgia do lava-pés. Aceitei. Vesti o camisão dos apóstolos, quando duas mãos fortes ergueram-me pelas costelas até o altar-mor da Igreja Matriz de Senhora Santa Ana. Fiquei ali, quietinho como um santo, vestido de branco, no meio dos outros meninos. Havia muitos padres. Tudo correu bem, até que fui para casa satisfeitíssimo por ter sido prestigiado entre a garotada. Meus pais, católicos fervorosos, também. De quebra ainda ganhei um envelope azul com uma cédula novinha dentro. Quer dizer, saí num lucro e tanto! Sempre frequentei a Igreja desde os tempos do catecismo, fortalecendo o espírito para enfrentar as futuras barreiras da vida, sem se perder na longa caminhada. Era a época do padre Cirilo, da cantora do coro, Marinalva, sua irmã, do sacristão Jaime, do zelador e sineiro Major.
       O tempo passou. E a surpresa da gente é olhar em redor e notar a falta de tantos companheiros que já se foram. Sempre que chega a Semana Santa e a cultura popular da época, bate certa tristeza no peito do caminhante. Ontem a lua estava belíssima ─ você viu? ─ Com brilho e roupa de gala desfilando no céu desenhado (de Nosso Senhor). O mesmo céu absoluto, fraterno e diligente da meninice. Vou imaginando, imaginando... Que bom, o tempo do padre Cirilo! Desculpe, meu amigo, deixe minha crônica mergulhar na bacia líquida de lágrimas. Semana Santa é toque nos corações poéticos, sofridos, sensíveis, resistentes, dos filhos de Jesus. É difícil prosseguir as linhas sem marejar. Ali, o coração do Homem, acolá, o manto da Mulher. Não, você não tem nada com isso, perdão, foi apenas um argueiro que passou (na alma). Caminhar, caminhar, caminhar... É o sereno da noite, é o orvalho da aurora... O calado silêncio das horas mortas. Quando nos píncaros das ações, no aconchego dos sentimentos, nos granizos do porvir, sinto como se minha vida inteira tivesse sido conduzida como a água, as mãos, o pano e O LAVA-PÉS DA MATRIZ.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/04/o-lava-pes-da-matriz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário