terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BOGOTÁ

BOGOTÁ
(Clerisvaldo B. Chagas, 16 de fevereiro de 2011).
       Tendo iniciado com a visão futurista do brasileiro José Sarney e do argentino Raul Alfonsín, nasceu o MERCOSUL. Superando o individualismo tradicional da região, o Mercado do Sul vai chegando à terceira fase do seu destino. Criado como movimento econômico de reforço, passou pela fase aduaneira para a fase social dos países e agora atinge o seu ponto máximo que é a valorização individual dos filhos dos quatro países envolvidos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em breve teremos vários benefícios como livre circulação, validade de diplomas, chapa padronizada de veículos e, talvez, moeda comum aos membros permanentes. Hoje o Brasil faz troca de mercadorias, baseado nas moedas locais, antes regidas pelo dólar. A parceria, Brasil e seus vizinhos, já supera o comércio com os Estados Unidos, antes, seu principal destino comercial. É simplesmente extraordinário o movimento de transportes na região, especialmente de caminhões cruzando planícies e montanhas da parte meridional do continente.
       A América do Sul é composta de doze países, quatro dos quais fazem parte permanente do bloco e outros cinco são membros associados como Chile, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. A Venezuela já pediu a entrada como membro pleno e agora é a Colômbia, com negociações adiantadas, procurando fazer parte definitiva desse auspicioso conjunto. Essa foi a grande notícia dada ─ ainda que bem discreta ─ na mídia nacional. Vale salientar que todos são convidados, ficando, porém, à vontade e marcando seu ingresso quando achar conveniente.
       A Colômbia, mesmo com seus problemas com a guerrilha é uma das nações que mais cresceram no mundo nos últimos tempos. Potência média da América Latina, segunda população regional, representa hoje a quarta economia da América do Sul. A Colômbia tem 46% de pessoas abaixo da linha de pobreza, uma renda má distribuída e uma população que se urbanizou rapidamente. Fala-se o castelhano com mais de uma centena de dialetos numa população entre 80% e 90% de seguidores do catolicismo. Rica em recursos naturais, a Colômbia exporta café, petróleo, carvão, ouro, esmeraldas e flores. A futura parceira plena será um reforço importantíssimo na evolução do MERCOSUL que, com a entrada definitiva da Venezuela, serão seis membros fortes entre si que por certo atrairão os outros países regionais.
        A repercussão dessas duas últimas nações no bloco econômico será altamente positiva no mundo inteiro. Causará ciúmes aos que não queriam esse mercado independente como a grande nação americana do norte. Quando acontecer de fato, estaremos todos de parabéns nessa parte pouco acima e abaixo do Equador, pois o significado da Colômbia entre nós é de tamanha profundidade que só o desenvolvimento acelerado poderá dizer. Pela decisão tomada e agora em vitrina, parabéns ainda para a terra da Cordilheira dos Andes, Amazônia e Caribe, representada pela sua alta, bela e acolhedora capital BOGOTÁ.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/02/bogota.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário