sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RAIOS, CORISCOS E TROVÕES

RAIOS, CORISCOS E TROVÕES
(Clerisvaldo B. Chagas, 14 de janeiro de 2011)

       Como no momento falarmos de outro assunto perante as tragédias que se abateram sobre o Sudeste do Brasil? A televisão exerceu papel fundamental no entendimento dos fenômenos naturais que dividem meio a meio com a inobservância humana. As imagens vistas e repetidas dos deslizamentos de encostas, o desespero das vítimas e as terríveis marcas de destruição, lembram os bombardeios alemães sobre Londres ou os tsunamis do mundo asiático. Antigamente o que chamava a atenção eram as secas do Nordeste que dizimavam centenas de milhares de pessoas e animais e, as cheias do Recife e Maceió. Praticamente resolvidas essas vergonhas de todos os anos (em Maceió com o Dique Estrada) mudam-se os alvos para cidades ribeirinhas e serranas de grande parte do país. O Sudeste urbano com suas cidades grandes e prevenções pequenas são a atração do infortúnio com alagamentos e quedas de barreiras. Ambos os motivos são culpas das autoridades pelos mais diferentes motivos relacionados à prevenção. Entre eles: indiferença falta de pulso e política.
       Os alagamentos em cidades com o relevo da capital paulista, não podem ser apontados com a desculpa de fenômeno. O tempo traz chuvas, relâmpagos, tempestades. Quem não sabe disso? Cabe ao homem proteger-se contra os excessos e para isso existem as autoridades votadas por ele. Se o povo obstrui canais de escoamento com lixo, cabem as autoridades uma campanha permanente de fiscalização e duras medidas. E ainda no mesmo assunto, solucionar os problemas com equipes de engenheiros, geólogos e urbanistas abrindo novos caminhos e ampliando outros para o escoamento das águas que não é mais mistério o como fazer. No caso de quedas de barreiras o caso é também das construções irregulares pelos motivos expostos. Deixe de construir em área de risco e o problema não existirá. Mas os nossos dirigentes, de um modo geral, procuram desviar as verbas que poderiam salvas centenas de famílias. Vão deixando os problemas que tem relacionamento direto com a Natureza como ameaças de rios, morros e formas abruptas de vales.
       Quem percorre qualquer lugar das regiões serranas do estado do Rio ou dos morros cariocas, fica embevecido com tanta beleza. O tempo de estio nesses lugares, em relação à paisagem natural, tem mesmo relacionamento com o tão sonhado paraíso. É de se permanecer horas a fio vendo o mundo lá de cima cercado de matas, colinas, córregos, estradinhas e horizontes azulados que anulam o estresse de qualquer um. Nessa época de Sol forte é difícil prestar atenção aos riscos permanentes das estações chuvosas. Mas as autoridades não são pagas pelo povo para contemplar paisagens paradisíacas. A sensibilidade para o perigo deve fazer parte da alma e da política de quem está à frente da defesa coletiva. Ao invés da prevenção, andar correndo atrás de prejuízos, atos típicos, corriqueiros e nefastos dos que nos representam, costuma mostrar depois os horrores televisionados. Enquanto não houver punições para os verdadeiros assassinos pelas tragédias, vão procurar um jeito de levar os inocentes à cadeia: RAIOS, CORISCOS E TROVÕES.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/01/raios-coriscos-e-trovoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário