sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O GIGANTE DA CAJARANA

O GIGANTE DA CAJARANA
(Clerisvaldo B. Chagas, 17 de dezembro de 2010)
     Todos os grandes empreendimentos em nossa terra foram conseguidos com muita luta e sacrifício. Lembramos a água encanada, a luz elétrica, o asfalto na BR-316 e na AL-230, o Hospital Arsênio Moreira, as duas pontes sobre o rio Ipanema, o Colégio Estadual e a Estação Rodoviária que mobilizaram a sociedade completa. Pois é com alegria das grandes batalhas vencidas que vamos encerrando os capítulos finais pelo funcionamento do hospital geral Clodolfo Rodrigues de Melo. A partir da quarta-feira passada, foram iniciados serviços de urgência e emergência no “Gigante da Cajarana”. Segundo notícias divulgadas por aqui, a equipe médica atenderá 24 horas por dia a vinte e cinco municípios sertanejos mais pedaços de estados vizinhos como Sergipe, Pernambuco e Bahia. Não deixa de ser motivo de orgulho para a nossa cidade, o funcionamento de um carro-chefe para a Saúde. É um grande salto para o futuro que poderá reivindicar uma faculdade de medicina para a “Rainha do Sertão”. Com a reabertura, onde foram investidos em torno de 15 milhões e a disponibilização mensal de 1,8 milhões para o Fundo Municipal de Saúde, consolida-se o sonhar do interior. As estimativas são de dez mil atendimentos por mês, que apontam pleno funcionamento da Unidade no próximo janeiro. Dentro das informações, constam ainda que foram contratadas todas as especialidades, já se encontrando em funcionamento a parte de diagnóstico de imagem, o laboratório clínico e também a parte ambulatorial. Antes do dia 25, estará funcionando o serviço de internação. Ao todo, poderá contar com 173 leitos entre UTIs adulta e pediátrica; clínica médica, cirúrgica, obstetrícia e pediátrica, emergência e neonatologia.
     Nem o estado todo conhece os nomes das cidades do Sertão e Alto Sertão, mostrados agora num rol misto por ordem alfabética. Todos serão atendidos no hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, mediante convênios. São eles: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
     Além de puxar o desenvolvimento para a região, o novo hospital desafogará as unidades de Arapiraca e Maceió, fontes indispensáveis de socorro ao semi-árido. As brigas políticas, os xingamentos populares, o desespero e a angústia do povo, começam a transformar-se nos louros da vitória. Vamos aguardar agora as instalações definitivas relacionadas à UFAL e IFAL para, juntamente com a UNEAL e a nova unidade da Saúde, transformarmos Santana do Ipanema em um polo respeitado nessas duas áreas e atrativo para outras grandes aquisições. Nesse período natalino, a terra de Senhora Santa Ana não poderia ter recebido presente melhor do que as notícias alvissareiras sobre o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, O GIGANTE DA CAJARANA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/12/o-gigante-da-cajarana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário