quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CABEÇAS DE CAMARÃO

CABEÇAS DE CAMARÃO
(Clerisvaldo B. Chagas, 25 de novembro de 2010)

     Assim não, comadre. Enquanto o mundo quase todo está voltado para essa tal crise econômica, entra em cena mais uma vez um dos fura-penicos da Terra. A Ásia sempre foi um continente muito sofrido pela ação do homem e os caprichos da natureza. As tragédias costumam acontecer em escala proporcional ao número de habitantes por metro quadrado na região das monções. Um bom pedaço do maior continente está assentado no “círculo do fogo”, assim chamado pela grande quantidade de vulcões ao longo das bordas das placas tectônicas. As fúrias naturais chegam através de fenômenos apelidados “efeitos dominós”. É aquele velho ditado do nosso sertão que diz que “desgraça nunca vem sozinha”. Quando não é a seca que ameaça as plantações de arroz pela falta das monções, é o terremoto costumeiro que mata também com maremoto e tsunami. As condições geográficas vão agindo sobre os asiáticos lembrando histórias de madrastas sem coração. Os primeiros países mais habitados do planeta estão justamente ali naquela área onde à beleza natural juntam-se as forças de destruição. Mas por que o homem não bota a cabeça no lugar e fica lutando somente contra essas tragédias? Pois, além do que foi dito, muitas guerras aconteceram por ali, na China, no Vietnã, no Camboja, nas Coreias e em vários outros países. Os japoneses que receberam as duas bombas atômicas sobre suas cabeças não querem esquecer o risco de nova guerra.
     As ações insanas da Coreia do Norte, que mata o seu povo pela fome e pela alma, continuam através do “anjinho” Kim Jong-il, espírito de porco, a meter medo ao mundo. Ainda vive o dirigente com sua turma os anos da guerra fria e, como o Japão de antes da guerra, não tem coragem de dá um passeio por aí para conhecer a realidade. O baixinho não fala em outra coisa a não ser em conflito armado. O ataque ao navio da Coreia do Sul e agora o bombardeio a ilha ao país irmão, deixa Pyongyang como capital perturbadora do mundo. O perigo de um conflito direto é que dificilmente ficaria somente entre as duas nações. Os aliados correm a socorrer a um e a outro e todos estarão no mesmo balaio.
     Bem falou um cientista americano que deveria haver passagem única para o planeta Marte. Mas o pior de tudo não é emigrar para a esfera vermelha. É que se o negócio lá estivesse bom, Terra pegando fogo e de repente chegasse Fidel, Armadinejad, Chávez e Kim Jong-il, como ficaria? Os apaixonados por essas tristes figuras tem soluções para tudo. Mas por mais sonhos bons que tenhamos, libertar-se completamente das agruras, somente no fim, segundo o Cristo, assim mesmo se der sorte. E dona China que ajudou a criar o filho do dinossauro, segure na corrente. Não é o seu tamanho todo que irá isentá-la de “traques” dos vizinhos. Lamentavelmente o mar amarelo não está para peixe, mas sim para os CABEÇAS DE CAMARÃO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/11/cabecas-de-camarao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário