domingo, 31 de outubro de 2010

A RUA ESTÁ CHEIA

A RUA ESTÁ CHEIA
(Clerisvaldo B. Chagas, 1º de novembro de 2010)

     O fuzuê da campanha política finalmente desapareceu. À tarde do último sábado, em Santana do Ipanema, foi coisa nunca vista por essas bandas. O resto da feira, as centenas de automóveis num trânsito descontrolado, caótico, maluco ─ entregue a própria sorte ─ milheiros sem contas de papéis de candidatos jogados às ruas; carros de som, um atrás do outro sem controle de decibéis, fizeram dessa cidade sertaneja terra de ninguém. Batalhões de bandeiras desfilavam pelo centro e políticos dançavam fazendo macaquices nas praças do comércio. Circular de carro tornou-se uma verdadeira aventura, numa festa democrática, mas sem controle nenhum. Se para quem estava de automóvel era difícil, imaginem para os pedestres que, diante daquela parafernália toda, triplicavam a atenção contra acidentes. Onde passavam turmas de bandeiras, engarrafava o trânsito, principalmente no “corredor do aperto”, região das duas pontes centrais. O Largo do Maracanã, lugar mais perigoso de Santana, de semáforo abandonado, assemelhava-se ao trânsito da Índia. Os moradores da Rua Pedro Brandão, principal do Bairro Camoxinga, notadamente, receberam uma carga de som para desmantelar os tímpanos e a alma. A doideira prolongou-se até a meia-noite, quando a quietude começou a tomar conta.
     O domingo amanheceu num silêncio tão profundo como se nada tivesse acontecido no dia anterior. A votação, em muitos lugares, parecia nem estar acontecendo devido à tranquilidade apresentada. Dava a impressão, pelo movimento das ruas, que um bom número de eleitores deixou de comparecer às urnas. Era como se não houvesse empolgado ninguém à campanha zoadenta das últimas semanas. A rapidez do ato de votar foi muita facilitada com apenas dois candidatos. Mesários tentavam cochilar em algumas seções, devido à falta de eleitores no período vespertino. Enquanto isso, muitos políticos posicionavam-se em pontos estratégicos avaliando o que achavam interessantes. Visível era a preocupação dos mais chegados no apoio a Lessa, que diziam claramente não ter esperanças da vitória do ex-governador. E assim também saíam às ruas as conversas de bastidores que sempre vazam dentro de poucos minutos após as reuniões. Não tem quem conserve em segredo absoluto as palavras das reuniões políticas. Se for de vitória é de vitória, se for de derrota é de derrota. No início da noite, logo após as confirmações dos resultados, uma carreata grande formada pela oposição local, unida, percorreu os bairros de Santana com direito a som e discursos na Praça Adelson Isaac de Miranda que teve misteriosamente suas luzes apagadas.
     A partir de hoje, segunda-feira, vai ter início uma série de novidades em Santana do Ipanema, já vislumbrando a seguinte eleição municipal. O próximo prefeito de Santana, pela aceitação que tomou conta do povo como uma febre e, pelo apoio de políticos como o atual vice-governador, Tomás Nonô, senador Benedito de Lira, deputados federais e estaduais, se o pleito fosse hoje, seria o jovem Afonso Gaia. Quem fizer uma pesquisa com dois anos de antecedência, encontrará eco. A RUA ESTÁ CHEIA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/10/rua-esta-cheia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário