quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PADROEIRO SÃO CRISTÓVÃO

PADROEIRO SÃO CRISTÓVÃO
(Clerisvaldo B. Chagas, 8 de outubro de 2010)
     Mais uma vez o município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, está em festa. Ontem, dia sete, houve a solenidade inicial dos festejos a São Cristóvão, padroeiro da segunda Paróquia com sede no Bairro Camoxinga. Na ocasião teve uma caminhada da comunidade Santa Sofia, seguida de cavalgada de vaqueiros, atos que se tornaram tradicionais naquele imenso bairro. Vários segmentos sociais foram responsáveis pela abertura que teve o pároco José Neto de França como pregador da noite. Hoje, sexta, acontecerá à primeira noite oficial do evento religioso que se prolongará até o próximo dia dezessete. Haverá, então, o encerramento com a famosa procissão em homenagem ao glorioso padroeiro, entre a cidade Poço das Trincheiras ─ ponto de partida ─ e a sua Matriz em Santana do Ipanema. A igreja Matriz de São Cristóvão é vizinha do Hospital e Maternidade Dr. Arsênio Moreira. O pregador do encerramento será o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, conforme programa divulgado sobre a festa.
     A Paróquia de São Cristóvão foi oficialmente criada em 12 de fevereiro de 1964 e teve como primeiro pároco o padre Alberto Pereira Santos. Consta ainda que também a primeira procissão realizada com o seu padroeiro, foi mesmo antes da criação oficial da paróquia. A imagem saiu da localidade Pai Mané, município de Dois Riachos até o Bairro Camoxinga. Como a maior parte das doações que edificaram a Matriz, veio de condutores de veículos, São Cristóvão ─ padroeiro dos motoristas ─ ganhou a preferência de protetor da paróquia.
     A festa dedicada ao gigante que carregou o Menino Jesus sobre os ombros é sempre realizada em outubro, mês em que as chuvas estão suspensas. Ocupa a praça defronte a sua Matriz, onde também se encontra o hospital acima. Estende-se pelas ruas paralelas que se rejubilam durante esse período de outubro. A tranquilidade do lugar permite se vê ainda a paisagem típica do interior, onde crianças se divertem nos parques comendo pipoca e algodão-doce. As barracas de bebidas e comidas alastram-se pelas imediações, ocupando a via principal, Pedro Brandão, de certa maneira, dificultando o trânsito.
     Cada noite da festa de São Cristóvão é patrocinada pelos chamados noiteiros. Os noiteiros representam vários segmentos sociais que compõem o todo, fracionados em grupos que apresentam as atrações das solenidades. Essa festa vem trazendo cada vez mais pessoas de outros municípios. Além de cânticos, missas e novidades a parte, o hino a São Cristóvão, de inspirada letra e agradabilíssima melodia, emociona pedestres e motoristas com a força da sua mensagem. Aos quarenta e seis anos da Paróquia, convidamos os leitores amigos para uma louvação ao PADROEIRO SÃO CRISTÓVÃO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/10/padroeiro-sao-cristovao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário