terça-feira, 7 de setembro de 2010

OS GONZAGA NO PODER

OS GONZAGA NO PODER
(Clerisvaldo B. Chagas, 8 de setembro de 2010)
     Quando Gonzaga viu a mulher apaixonou-se na hora. Procurou falar com ela e o sentimento foi recíproco. O fazendeiro pai da moça foi visitado, ouviu de Gonzaga a sua pretensão de casar, mas respondeu que a sua filha não prestava para casamento, não dando maiores explicações e pondo fim ao diálogo. Gonzaga voltou a Alagoas e planejou roubar a moça. Preparado o plano, deixou a serra da Camonga, em Santana do Ipanema e partiu para Curaçá, Bahia. No caminho, começou a chover. Gonzaga contemplou alguns cavalos que pastavam na chuva, notando que apenas um deles recebia a água de frente. Foi a sede da fazenda dizendo que queria um comprar um cavalo. O proprietário mandou buscar os animais e pediu que escolhesse. Gonzaga, ao apontar o corcel que almejava (justamente o que recebera a chuva de frente), o fazendeiro disse que aquele era o mais fraco, escolhesse um melhor. Gonzaga relutou respondendo que só servia aquele. Comprado o animal, o viajor partiu e, no rio São Francisco fez um trato com um canoeiro para esperá-lo em determinado lugar. Uma vez roubada à moça, a capangada seguiu atrás. Ao chegar ao rio São Francisco, o canoeiro não havia cumprido o trato. Gonzaga ajeitou-se com a amada e vadearam o rio a nado, enquanto a cabroeira riscava os cavalos do lado sergipano. Uma vez no município de Santana do Ipanema, Gonzaga dirigiu-se ao sopé da serra da Camonga a três quilômetros da sede, aproximadamente, onde foi viver com sua futura esposa baiana.
     A família Gonzaga foi a que mais tempo dominou a política de Santana. Essa família possuía boa situação econômica e era proprietária de terras e engenhos nas faldas da serra da Camonga. Um dos seus membros, Luiz Gonzaga de Souza Góes, além de terras no lugar citado, foi dono de loja de tecidos e fábrica de beneficiamento do algodão. Eleito como segundo intendente de Santana, governou na primeira gestão de 1895 a 1896. Depois governou sucessivamente desde 1896 até 1914. Foram dezenove anos no poder vendo passar seis presidentes da República ao longo da sua permanência no cargo: Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca. Ao se casar com a irmã do padre Manoel Capitulino de Carvalho, transferiu sua carreira política para o cunhado que o sucedeu na intendência em 1914, na gestão presidencial de Venceslau Brás (Ver futuramente “O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema”, do autor).
     O sacerdote que ficou conhecido simplesmente como padre Capitulino, governou Santana como intendente apenas de 1914 a 1915, cumprindo seu destino de viajante. Foi eleito várias vezes deputado, sempre influenciando a política santanense tendo a família Gonzaga como ponto de apoio. Por sua vez, formalmente os Gonzaga não mais voltaram ao poder municipal. Seis anos após a polêmica gestão do padre Manoel Capitulino de Carvalho, procedente de Piaçabuçu, a vila de Sant’Ana do Ipanema entra no rol das cidades brasileiras. Está dito e registrado: OS GONZAGA NO PODER.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/09/os-gonzaga-no-poder.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário