terça-feira, 18 de maio de 2010

É O MUNDO TODO

É O MUNDO TODO
(Clerisvaldo B. Chagas. 18.5.2010)
Anedota é um pequeno fato curioso e divertido, segundo Benildo Pacífico em tempos de Ginásio Santana. Anedota parece ser algum acontecimento inexistente, mas o caso de “é o mundo todo”, aconteceu e ganhou até crônica por aí. Resumindo essa passagem, O Ipanema, time de Santana, sempre contou com seus seguidores fanáticos. Alguns deles acompanhavam os jogadores aonde quer que eles jogassem: Maceió, Capela, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Capela eram os lugares mais comuns de jogos pelo campeonato alagoano. Ao retornar da cidade de Capela, após um desses jogos, o torcedor José Maximiano deu um cochilo no automóvel lotado. O gozador José Chagas, aproveitou para sujar de fezes ainda frescas o bigode do companheiro. Ao acordar, Maximiano, situa-se no tempo e no espaço, eriça o bigode e contorce os lábios, depois afirma que está sentindo um fedor enorme da dita cuja. Não satisfeito, enfia a cabeça para fora da janelinha e exclama: “Oxente! E é o mundo todo!”
O Maceió do meu tempo tinha como atrações as suas belas praias, motivos de orgulho para os alagoanos. As mais concorridas eram a da Avenida, a do Sobral e a da Pajuçara. A praia da Avenida era um verdadeiro colírio. Aos domingos, nada havia de mais belo do que a multidão que se divertia sem preocupação alguma. Águas limpas, azul na água, azul no céu, navios ao fundo do cenário e a meninada a correr brincando sem perigos aparentes. O calçadão era bem cuidado. Bastava o trânsito da pessoa pela calçada para se sentir bem com o cheiro gostoso da maresia. A praia do Sobral, por ser muito perigosa, ficava quase toda reservada aos jogos de futebol e aos treinamentos de militares. Já a praia de Pajuçara era frequentada, principalmente, pela elite que morava em mansões no próprio bairro. Por falar em Pajuçara, o bairro entra na história do escritor Graciliano Ramos, por ter sido o local onde ele foi preso e, por esse motivo, saíram os escritos “Memórias do Cárcere”.
Atualmente, não são poucas as pessoas que saem do interior para morar em Maceió, visando suas belas praias. Mas que decepção! Gente que mora na capital vai avisando que todas estão poluídas. Pessoas dizem que Avenida e Sobral recebem as fezes dos pobres; Pajuçara, Jatiúca e as demais, coletam as fezes cinco estrelas. E o pior é que não se vê uma só placa indicativa da poluição. Ficamos tentados a sair para Jacarecica, Sereia, Paripueira, mas aí um jornal estampa que dezenove praias estão impróprias para o banho. A que ponto chegou o nosso estado. Poluição nos rios Ipanema, São Francisco, Mundaú, São Miguel e dezenas de outros espalhados no mapa da hidrografia. Mas, “cabra velho”, se você pensa que escapa deixando o interior para se deliciar no litoral norte, ê, ê... Caso insista em tomar banho de mar, confira seu plano de saúde e cuidado no bigode para depois não dizer como o torcedor José Maximiano: “Oxente! E É O MUNDO TODO!”




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/05/e-o-mundo-todo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário