quinta-feira, 6 de maio de 2010

ALMAS DE VAQUEIROS

ALMAS DE VAQUEIROS
(Clerisvaldo B. Chagas. 7.5.2010)
Série ficção

“Saia Branca” era um boi selvagem que homem nenhum teve o direito de chegar perto. Todos os vaqueiros da região perseguiam o Saia Branca, mas, de longe, voltando sempre tristonhos e infelizes. Os dois maiores derrubadores de gado, Donato e Zé Vicente, haviam tentado em vão. Certa feita, Donato se aproximou dos outros vaqueiros do povoado e trouxe uma surpresa. Disse que iria entrar na caatinga atrás do marruá, durante sete dias. Caso não chegasse ao prazo estipulado, ou estava morto ou havia sumido para bem longe dos seus amigos. Alegou que, diante da fama adquirida, não poderia viver desmoralizado por um barbatão titã. Silêncio geral. Zé Vicente, apaixonado por Biana (filha de poderoso comerciante) viu ali uma oportunidade de eliminar o companheiro. Biana derretia-se toda para Donato e nem ligava para Zé Vicente, cabra destemido, porém, danado de invejoso. Donato, sob forte interrogatório, ia fazendo compras dos víveres que precisaria no mato e cuidando do cavalo “Pinga-Fogo”. Zé Vicente não parava de espreitá-lo para lhe tirar a vida.
No dia escolhido, Donato entrou na manga imensa com a chegada do sol primaveril. Zé Vicente o seguia à distância em seu cavalo “Remanso”. Dois dias e duas noites Donato procurou rastros, acampando nos ermos, concentrado no Saia Branca. Seguindo seus passos, Zé Vicente arquitetava plano diabólico: “Se ele não encontrar o boi, irá embora daqui mesmo e não precisarei matá-lo. Se encontrar o barbatão e nada conseguir, também irá embora. Mas se o Donato encontrar e derrubar o boi, assim que encaretar a rês, eu atiro nele. Nesse caso, enterro o cadáver e, para não haver suspeita, desamarro o barbatão e volto para casa. Homem nenhum será melhor vaqueiro que eu e nem roubará Biana de mim”.
No terceiro dia, logo após o café da manhã, Donato descobriu rastros frescos, se animou e seguiu os sinais. As pegadas do Saia Branca eram diferentes das reses comuns. Mas ao caminhar uns cem metros, puxando o cabresto do cavalo, Donato desconfiou que o boi estivesse a lhe rondar. Temendo um ataque, montou rapidamente e ficou perscrutando os intrincados com seu olhar arguto. Virou-se e viu uma figura gigante imóvel mirando em sua direção. Estava diante do Saia Branca. O boi, ao ser notado, soltou um berro descomunal como se fosse um longo e aperreado gemido prevendo desgraça. Donato arrepiou-se dos pés à cabeça e achou que aquele barbatão só poderia ser coisa do outro mundo. Saia Branca balançou a cabeça com duas lancetas afiadas, cavou vigorosamente o chão, pulou para frente, deu meia volta e desapareceu nos mistérios da mata. Estava feito o repto. Pinga-Fogo espichou o pescoço e disparou atrás do Saia Branca. Foi estalar de madeira de todo tipo na perseguição feroz que a Natureza enaltecia. A cor branca do barbatão surgia e sumia diante das ventas acesas de Pinga-Fogo. Donato rodava e deitava-se na sela no fantástico da perseguição. Saia Branca penetrou de vez no esconderijo predileto, uma grota sombria de recanto. O valente cavalo emparelhou a cabeça com a barriga do boi, entregando ao cavaleiro a derrubada. Saia Branca tombou desarticulado debaixo das juremas. Pinga-Fogo esbarrou adiante fazendo trilhos no chão e retornou para o arremate final. Zé Vicente vinha disparado atrás, mas ouvindo a queda do touro, apeou e correu com arma em riste para o miolo da luta. Pinga-Fogo meteu uma pata dianteira num buraco coberto de capim, caiu para frente. Donato despregou-se da sela e foi lançado de bruços na barriga do boi. Saia Branca levantou-se rapidamente e Donato caiu no chão. Saia Branca escapou em direção oposta, atacando Zé Vicente, levando-o nos chifres, deixando-o num cipoal. Desapareceu de uma vez. Os cavalos tremiam sem cavaleiros. Donato, surpreso, socorreu o companheiro (que não estava em condições de falar) guardou a arma e voltou ao povoado, cuidando de Zé Vicente com ervas encontradas. A vestimenta salvou Vicente das chifradas, mas não impediu a força do boi. Somente em casa, o acidentado começou a falar. Contou a saga, pediu perdão e agradeceu a Donato. Chorou muitas vezes de arrependimento. Tornaram-se amigos inseparáveis. Quanto ao Saia Branca, Donato disse que nunca mais iria perseguir aquele que salvou a sua vida. Todos os vaqueiros concordaram. Saia Branca nunca mais foi incomodado até ninguém mais dá notícias da sua existência. Ele compreendia bem as ALMAS DE VAQUEIROS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/05/almas-de-vaqueiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário