quinta-feira, 1 de abril de 2010

ZÉ 38

ZÉ 38

(Clerisvaldo B. Chagas. 2.4.2010)
Do CD “Sertão Brabo I”

Morava no sítio Palmas
Matador de profissão
O cruel Zé 38
Magrelo do bigodão
Tinha os zoi da cor de fogo
Matava sem ter arrogo
Mulher, menino, ancião.

Foi assim que Zé matou
Do pobre ao remediado
Pra matar padre e juiz
Ele pedia dobrado
E antes que me esqueça
Sempre cobrou por cabeça
Aumentando o apurado.

Meu avô era roceiro
O chapéu era o capuz
Mas tinha sabedoria
Falava: deus me conduz!
Não temia o horroroso
Um devoto fervoroso
Do coração de Jesus

Meu avô um dia viu
Zé matando João Sindô
Quando passava no sítio
Chamado Bela Fulô.
Sexta-feira da Paixão
Chegou o fio do cão
No rancho do meu avô

38 foi dizendo:
─ Ô velho vim te matar
Ninguém me pagou pra isso
Mas pra você não falar
Pois não confio em vovô
E o crime de João Sindô
Não se pode boatar.

─ Zé você tá esquecido
Hoje é Sexta-feira Santa
(meu avô lhe respondeu)
Até mesmo a salamanta
Se esconde no sopé
Hoje não morde no pé
Sua ousadia me espanta.

O bandido enfarruscado
Respondeu: ─ é caduqueira
Quando o cabra fica velho
Só sabe dizer besteira
Que todo dia é comum
Eu nunca fui matar um
Pra não vê a bagaceira...

Sexta-feira que eu conheço
É bala, meu camarada,
Tu que só véve rezando
Perde tempo nas estrada,
Seu Deus é feito de pó
Vou lhe dar um tiro só
Nunca mais tu reza nada...

Eu vejo quando tu passa
Todo domingo pra igreja
Em vez de perder seu tempo
Devia estar na peleja
Vou acender um cigarro
Peça a seu Jesus de barro
Que agora venha e proteja.

Meu avô ajoelhou-se
Apontou o coração
Abriu os braços e lhe disse:
─ Pode atirar, valentão.
E do pistoleiro rouco
O revólver quebrou coco
Cinco vez na sua mão.

Na sexta vez o revólver
Daquele monstro sem luz
Jorrou o sangue divino
Com o meu avô em cruz
Juro com toda firmeza
Absoluta certeza
Que o sangue foi de Jesus.

deu um grito medonho
Com esse fato colosso
Afastou-se apavorado
Revólver cabo de osso
O cruel ia levando
O sangue fino pingando
Caindo e ficando grosso.

o bandido carrasco
Que a ninguém considera
Tinha matado setenta
Com o coração de pantera
Bem naquela sexta-feira
Logo depois da porteira
Já não sabia quem era.

enlouqueceu na sexta
Na segunda se enforcou
Porque Sexta-Feira Santa
A fera não respeitou
Hoje quem passa nas Palmas
Ouve os lamentos das almas
Dos homens que Zé matou.

FIM
Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/04/ze-38.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário