quarta-feira, 31 de março de 2010

NA VOLTA DO BACALHAU

NA VOLTA DO BACALHAU
(Clerisvaldo B. Chagas. 1.4.2010)
Pela tradição católica, vem à procura do bacalhau durante a Semana Santa, principalmente na sexta-feira, dia da morte de Jesus. É interessante como se forma uma opinião que leva a pessoa para uma prática automaticamente. Durante essa época fala-se tanto em bacalhau como se o peixe galídeo do Atlântico Norte fosse o único não proibido na refeição da sexta. Está certo que tanto o COD GADUS MORHUS (DO ATLÂNTICO NORTE) ou o COD GADUS MACROCEPHALUS (do Pacífico Norte) são deliciosos, mas nem somente vive a sexta-feira santa de bacalhau. Pode-se definir o bacalhau como peixe salgado, seco, nutritivo, saboroso, rico em sais minerais e vitaminas, quase sem colesterol e de fácil digestão. Dizem até que esse valor nutritivo, comparando em um quilo do produto, equivale a 3,2 quilos de que o peixe comum. Comer uma excelente bacalhoada está na moda, em casa, nas residências dos familiares ou mesmo em restaurantes simples ou caros no Brasil inteiro; mas nem sempre foi assim.
Nas décadas de 50 a 70, bacalhau era comida de trabalhador braçal alugado nas roças do Nordeste. Não somente o bacalhau, mas também o charque ou jabá, chamado em outras regiões de carne seca. O fazendeiro organizava grandes tarefas em batalhões (hoje mutirão) de até uma centena de pessoas, homens e mulheres, tentando apressar o trabalho. Colher algodão, limpar o mato e outros empreendimentos agrícolas, quase sempre eram realizados sob cânticos compassados como rituais solenes. A parada para o almoço (chamado boia) acontecia quase sempre sob árvore frondosa onde o bacalhau ou o charque não faltavam nos caldeirões pretos de fumaça. Entretanto, o patrão mesmo não se alimentava regularmente desses dois produtos, pois diziam ser comida de negro, “cassaco de rodagem” ou trabalhador (de roça).
Existem outros significados para a palavra bacalhau: mulher extremamente magra, comida muito salgada ou mesmo azorrague com que se castigava o escravo.
Na Santana do Ipanema da década de 50, lembramos de bacalhau à venda somente no armazém de secos e molhados do senhor Marinho Radrigues, situado no “prédio do meio da rua”, defronte à sapataria do comerciante Marinheiro, proprietário da “Casa Ideal”. O produto, juntamente com o jabá, ficava exposto no balcão aguçando o desejo do freguês, pela aparência de qualidade. Muitas unhas rasgavam as amostras que iam imediatamente às bocas ávidas no vai-e-vem de Seu Marinho. Somente no final do século XX e início do século XXI, foi que essas duas mercadorias, pelo menos no interior nordestino, começaram a fazer parte da classe média e, depois, de qualquer uma. As antigas comidas de escravos e cassacos estão presentes agora em todos os lugares. Enquanto o charque é o principal sabor da feijoada, o bacalhau é destaque somente durante a Semana Santa, quando é procurado e consumido em larga escala. Contudo, seu preço proibitivo, vai tangendo o consumidor para fora da tradição com diversas alternativas. De qualquer forma é melhor atender aos apelos das vísceras pelo produto de que viver gemendo fustigado NA VOLTA DO BACALHAU.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/03/na-volta-do-bacalhau.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário