segunda-feira, 8 de março de 2010

HILLARY CLINTON E O NEGÃO

HILLARY CLINTON E O NEGÃO

(Clerisvaldo B. Chagas. 9.3.2010)

Certa feita nós estávamos em uma marcenaria situada na casa histórica do padre Bulhões. Ao serrar uma grande peça de madeira, o dono, chamado “Negão” recusou uma ajuda de um visitante que tentou ajudá-lo no mister. Houve a boa vontade, mas não havia conhecimento do manejo. Isso quer dizer que às vezes atrapalhamos quando tentamos ajudar.
Como dissemos aqui em outro trabalho, Hillary parece uma alma penada vagando pelo mundo. Fracassando em seus propósitos na América Latina, a secretária americana também não encontra apoio no Oriente Médio, contra o dirigente iraniano Ahmadinejad. Falando em proteger os povos daquela região contra o Irã, não encontrou eco nas palavras pronunciadas no Catar e na Arábia Saudita. O mundo árabe parece dar apoio ao programa nuclear iraniano no seu desafio aos Estados Unidos e ao planeta. Outra tentativa frustrada de aperto a Ahmadinejad seria forçar a Arábia Saudita a vender petróleo para a China em troca do apoio chinês contra o programa iraniano. A coisa está complicada. A Europa quer o fim da escalada nuclear do Irã, mas não tem o aval da China e do Brasil, hoje pesos importantes nas relações internacionais. Com a guerra do Afeganistão e na areia movediça do Iraque, além dos seus gastos na crise que não acabou o gigante do norte parece não ser mais respeitado assim. Israel bem que poderia, por conta própria, partir para o bombardeio sobre o seu inimigo. Seria uma ação preventiva contra o auge do programa nuclear que ameaça destruí-lo. Mas é de se perguntar qual seria a consequência disse tudo. O presidente Lula já advertiu que a melhor solução é a negociada. Hillary quer levar adiante o plano das sanções e a invasão ao Irã (ela é da mesma estirpe sangrenta do Bush em busca de oportunidade, é só lembrar discursos de campanha).
Caso Israel dê um passo bélico contra o Irã, talvez não tenha êxito na destruição das suas instalações em lugares inacessíveis. E a reação iraniana, como seria? Por sua vez, Ahmadinejad não vê à hora de varrer Israel do mapa, ele mesmo disse. Nesse caso, e o que viria depois? Temos certeza de que se houver o desaparecimento de Israel, não sobraria um só graveto em terras do Irã. Poderia ser o início do fim, como dizem algumas profecias. A voz que fala em negociar é uma voz sábia. Em havendo conflito atômico na região, adeus humanidade. O senhor Obama deveria descer do trono do império e sentar particularmente com Ahmadinejad em território iraniano ou nos Estados Unidos. Esse tal orgulho de não se rebaixar é prejudicial a todos. Por sua vez, o dirigente do Irã, ensandecido pelo ódio aos judeus, não cansa de futucar o cão com vara curta. As maiores catástrofes da História saíram de pessoas assim de mentes destrutivas. A secretária americana, por enquanto, está como o visitante na marcenaria: quer ajudar, mas a seu modo. Não daria certo as ideias de HILLARY CLINTON E O NEGÃO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/03/hillary-clinton-e-o-negao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário