segunda-feira, 29 de março de 2010

AS DUAS BESTAS

AS DUAS BESTAS
(Clerisvaldo B. Chagas. 30.3.2010)
Na região do Cariri, o padre Cícero Romão Batista, era tudo. Com intensificação à sua procura a partir do milagre da hóstia, o referido padre teve que ser especialista em todas as áreas sociais para atender a demanda dos romeiros. As multidões dos povos simples vinham de todas as regiões de Nordeste pedir orientações para os seus males. Cícero ouvia as intermináveis situações complexas, ingênuas, inusitadas. Para os famintos de conforto espiritual tinha sempre uma saída aconselhando e respondendo sobre rixas de famílias, negócios, curas homeopáticas, migração e tantas outras questões que afligiam a alma da gente sertaneja. Às vezes se aborrecia ao descobrir nas suas fontes, situações golpistas do consulente. Em uma dessas milhares de consultas, uma senhora contava ao padre, o desentendimento entre ela e sua vizinha. Terminou dizendo que havia sido chamada de besta. Cícero indagou pacientemente qual havia sido a sua resposta ao insulto. A senhora respondeu que havia dito que besta era ela. Foi aí que o homem do Juazeiro teria duramente sentenciado: “Então são duas bestas!”
Se fossem anotar as brigas de judeus e seus vizinhos desde os tempos de Josué até o presente momento, um livro grosso como a Bíblia ainda seria pouco. A história contemporânea da Palestina, para falar apenas da Guerra dos Seis Dias até agora, envolvem muitos interesses, não só palestinos e israelenses. Estão em jogo muitas outras coisas que os Estados Unidos e a Inglaterra conhecem sobejamente. Falando sobre a guerra acima (1967) Israel, vitorioso, anexou ao norte, as colinas de Golan, na Síria; a oeste, a Cisjordânia, da Jordânia; ao sudoeste, a península do Sinai com a faixa de Gaza em poder do Egito; e a cidade de Jerusalém. Devolvida a península ao Egito, permanece o restante em poder de Israel. Além da específica questão Israel-Palestina, o estado judeu enfrenta problemas com grande parte da sua vizinhança. Como viver em paz em uma região cercada de inimigos? Superior militarmente na região, Israel cisma em não devolver os territórios anexados durante a Guerra dos Seis Dias. Além disso, o estado judeu diz querer a paz, mas insiste em construir casas para colonos na parte anexada. Como posso querer paz com meu vizinho invadindo seu espaço?
Por mais simpática que seja a causa israelense através do tempo, fica muito difícil para qualquer outro país, engolir a sede expansionista argumentada. E o pior de tudo nesse foco de tensão, é o nome de Deus na boca dos nativos. O Deus único e verdadeiro pulverizou-se em vários deuses do Olimpo e outros menores que a própria região insistentemente continua fabricando. Se o lugar em que Jesus nasceu, viveu, pregou e morreu é assim, imaginemos outras paragens privadas dos passos nazarenos! Bem diz o povo: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Israel não consegue convencer a mais ninguém com sua paz feita de balas. Pode ter decorado até a Bíblia e o Torá, mas por certo precisaria ter visitado o padre Cícero para ouvir a imortal sentença das DUAS BESTAS.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/03/as-duas-bestas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário