segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O RÁDIO DE ORMINDO

O RÁDIO DE ORMINDO

(Clerisvaldo B. Chagas. 2.2.2010)
Esta crônica de nº 200 é marco de etapa. É oferecida ao professor Valter Filho, cujo cajado de Moisés abriu o mar Vermelho

Fragmentos exaustivamente pesquisados dão conta de que também havia uma escola particular em Santana do Ipanema que não é muito lembrada. O que não é registrado termina morrendo na boca dos mais velhos. O esquecimento toma conta do restante e pronto; vai-se um pedaço da história. Tudo leva a entender que a escola particular do professor Domingos Gonçalves Lima, fardada, disciplinada, bem dirigida, existiu após a extinção da escola pioneira do professor e senador Enéas Augusto Rodrigues de Araújo e esposa professora Maria Joaquina de Araújo. Não encontramos em outras fontes referências ao contabilista mais antigo em Santana. Primeiramente, Domingos Gonçalves Lima, então com 18 anos de idade, chegou à “Rainha do Sertão”, como contador da firma do Coronel Manoel Rodrigues da Rocha. Veio de Porto da Folha, solo sergipano, direto para seu primeiro emprego. Muito temos sobre todos eles no livro inédito O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema. O nosso ponto de hoje, porém, é sobre outro contabilista que conhecemos na década de 60.
Ormindo Monteiro era contador da firma de meu pai. Baixinho, muito sério, vez em quando aparecia no senadinho da loja de tecidos. Conversava pouco e sempre trazia uma novidade. Geralmente era uma notícia diferente que as pessoas demoravam a acreditar. Na hesitação dos presentes, Ormindo costumava afirmar: “deu no rádio”. Ora, o rádio ainda era privilégio de poucos e contava com boa credibilidade. Dessa maneira Ormindo não dava rasteira em sapo. Qualquer dúvida sobre suas notícias vinha logo à salva-guarda: “deu no rádio”. Certa feita, depois de muita conversa alguém disse que o animal que mais comia era a égua. Nem valia à pena criar essa biscaia. Quem quisesse que prestasse atenção. Até o cavalo parava para dormir, mas a besta passava a noite toda acordada a pastar; era só ouvir o chocalho badalando até o amanhecer. No outro dia chegava Ormindo para confirmar a conversa anterior. Havia se enrolado num capote e passara à noite inteira sob o aveloz escutando o chocalho da besta, dissera. Lógico que ninguém acreditou em tamanho absurdo. Nenhum cristão consciente iria passar uma noite acordado ouvindo chocalho de besta. E foi dessa vez que Ormindo não pode provar porque não havia dado no rádio.
As eleições se aproximam. Políticos locais já se assanham porque o postulante a deputado, a senador, a governador, apareceu em Santana, pagou churrasco, conversou muito, saiu na mídia. Existe ainda muita ilusão no pai-nosso da política. Os seis possíveis candidatos a prefeito vibram quando chegam os arautos do mundo com suas promessas costumeiras. Em outras localidades, não sabemos, mas em Santana do Ipanema o chocalho da besta já deu no RÁDIO DE ORMINDO.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/02/o-radio-de-ormindo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário