terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A DANÇA DAS AMÉRICAS

A DANÇA DAS AMÉRICAS

(Clerisvaldo B. Chagas. 24.2.2010)

A imprensa brasileira, pelo menos, não nos pareceu interessada sobre a reunião de Cancún. Nesse balneário do caribe mexicano, estiveram presentes 25 chefes de estados latinos e caribenhos. Visando integrar as duas regiões, América Latina e Central, a chamada cúpula do grupo do Rio parecia discreta. Como os escândalos sempre estão em lugar de evidência, breve discussão entre Chávez e Uribe ganhou os jornais do mundo inteiro. Todos os objetivos simples e profundos, vão por terra perante a velha prática chavista de provocar. Isso lembra a família que reúne seus membros para uma confraternização e briga na hora da merenda. Querer os países, do México ao Chile, sem a presença dos Estados Unidos e seu apêndice o Canadá, não é tarefa muito fácil. Acostumados a mandar e a desmandar abaixo das suas fronteiras, os Estados Unidos não vão querer largar o suculento pernil. Como latinos do Sul e caribenhos sempre foram desunidos, não enxergamos em médio prazo essa independência sem estrutura interna regional.
Quanto ao caso das Malvinas, louvável foi a decisão unânime de apoio a Argentina. Entretanto, Os Estados Unidos, mesmo com a decisão da cúpula do grupo do Rio, jamais deixarão de apoiar a Inglaterra, sua sombra desde a Segunda Guerra Mundial. Foram os americanos que deram apoio logístico ao país europeu contra a nação do seu continente. E voltando ao assunto primordial da integração, é possível porque tudo no mundo é possível, mas não com o povo oprimido nas ditaduras disfarçadas de alguns chefes regionalistas. A tradição do caudilhismo ainda é resistente nos países menos desenvolvidos que integram o Hemisfério Sul. Esse negócio de esquerda e direita parece marcha de soldado em parada militar; representa a roupa cafona de certa apresentadora de televisão da Globo. Não faz mais sucesso. O que continua mesmo em cartaz é a sede de poder. A imitação barata e empinada do Imperador Pedro I.
Na América Latina, com toda razão, Álvaro Uribe deixou as nações vizinhas arrepiadas quando permitiu a instalação de bases americanas em seu território. Todos conhecem a insaciabilidade do Tio Sam. Entretanto isso não é motivo de provocações para nações que se dizem irmanadas no destino de ex-colônias. O fracassado e insano presidente da Venezuela tem o parafuso frouxo característico dos malucos que dão trabalho. Não tendo capacidade de bem governar o seu povo, navega com palavras em águas turbulentas geradoras de intrigas. Pelos nossos acompanhamentos seus dias estão contados. Se não cair pelo americano deve cair cedo ou tarde por revolta popular. Admirador de Fidel Castro, também quer se perpetuar no poder, sem a roupa de Fidel. Com Chávez ou sem Chávez, positiva se torna uma América Latina libertária, mas sem revanchismos idiotas que não levam a nada. Quem irá fazer a verdadeira revolução dessas nações, serão estudantes e intelectuais de todos os países. É por isso que a Educação é o maior bem de um povo, porque é com ela que se conquistam todos os outros benefícios. Sejamos mais um nesse objetivo de integração e não apenas espectador contemplando a nervosa DANÇA DAS AMÉRICAS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/02/danca-das-americas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário