quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

AS TROVOADAS

AS TROVOADAS
(Clerisvaldo B. Chagas. 2.12.2009)

Voando ou devagar os dias vão passando e finalmente chega o início de dezembro. Temos no Sertão de Alagoas o clima semi-árido com as seguintes características: quente e seco; duas estações distintas chamadas popularmente inverno e verão; chuvas mal distribuídas e uma pluviosidade em torno dos 700 mm. Fenômeno notável e muito aguardado pelos sertanejos é a trovoada que pode aparecer em novembro, dezembro ou janeiro. As chuvas de trovoadas amenizam a temperatura, enchem açudes, barreiros, reverdecem os campos e trazem a certeza de melhores dias à população rural. Foi com esse acontecimento que o homem simples criou o ditado: “... igual às trovoadas de janeiro, tardam mais não faltam”. Essas chuvas benfazejas seguidas de relâmpagos e trovões quando atrasam em novembro ou dezembro chegam a janeiro nem que sejam no final do mês. No céu vão se desenhando as nuvens cor de chumbo, os urubus fazem festa, a garrota escaramuça, o boi cava o chão e as formigas procuram abrigo nos lugares mais altos.
Para o agricultor sertanejo, o ano sendo bom de chuvas, as safras de feijão e milho salvam o bolso nos meses junho/julho. Antigamente, quando o homem do campo estava quase sem dinheiro, chegava a safra do algodão no mês de setembro. A venda desse produto industrial era chamada dinheiro quente e ocasionava a saída das dificuldades financeiras. Era com ele que o matuto vinha para as festas de Natal e Ano Bom, quando vestia e calçava toda a família. Depois que o bicudo acabou com o algodão, outra renda ainda não apareceu para substituí-lo. Em nosso estado de Alagoas agricultor não melhora; agricultor só piora. Que nome! Sopiora. E as ilusões do campo continuam para quem não pode mais deixar a terra em que nasceu e por ela derramou suor e lágrimas.
Quando estamos na capital notamos até mesmo raiva de algumas pessoas no apontar das trovoadas. É que ao invés de euforia as chuvas trazem transtornos. Ficamos a pensar sobre o Sertão; a alegria com que as criaturas avistam os sinais dos céus; as nuvens que se acumulam; o escuro do espaço; a felicidade dos que olham do alpendre a precipitação vitoriosa. E na capital as águas escorrem pelo asfalto procurando saída, embaçando a visão, deslizando pneus. Lá no sertão elas furam a terra, abraçam os riachos, deitam-se nas barragens sequiosas.
Sem algodão, sem opção, sem direção ─ diz o poeta ─ seguem sem perder a coragem os descendentes tapuios. Mas o céu de anil vai mudando de cor trazendo um olhar gratificante dos que ainda acreditam no Supremo. A primavera seca facilita um tufo de vida que se aproxima movida por uma prece estranha. E o escritor aniversariante vê o rodeio das nuvens companheiras. Um presente de Deus para ornamentar essa data que também é Dele. Bem vinda seja a pureza das águas que removem faltas. Abençoados venham o cheiro, o fulgor e as benesses das nossas TROVOADAS.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/12/as-trovoadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário