quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PENHA: NEM A SANTA ESCAPA

PENHA: NEM A SANTA ESCAPA
(Clerisvaldo B. Chagas. 30.10.2009)


Na cidade do Rio de Janeiro, cada recanto é um encanto. Já falamos aqui nas variadas belezas que compõem o Rio. Não nos foi possível conhecer de perto o santuário católico, Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, conhecida como Igreja da Penha. O prédio estar situado numa grande massa de pedra aguda e isolada, no Bairro Penha. Aliás, a palavra penha, significa isso mesmo: penedo. Contam que antigamente o proprietário daquelas terras foi salvo de uma cobra ao invocar o nome de Nossa Senhora. Ali foi feita uma ermida e depois ampliada em 1728, quando colocaram um campanário com dois sinos. Na realidade, a paisagem é um verdadeiro espetáculo; entretanto, foi na voz do nordestino Luiz Gonzaga que a Penha ficou imortalizada. A letra e a música da canção de Gonzaga são um legado de admiração, vênia, fé e respeito à santa que domina o cenário carioca. Foi a partir daí que as fotos do lugar começaram a ganhar o território nacional. Aquele penhasco enorme com 382 degraus, com certeza não encontra similar no Brasil inteiro. As pessoas sobem o rochedo até de joelhos pagando promessas. A grande festa esperada acontece no mês de outubro, quando atrações diversas são oferecidas aos devotos que chegam de todos os lugares.
Atualmente a intensa guerra do tráfico, principalmente entre quadrilhas de favelas diferentes, tem profanado a belíssima relíquia brasileira. Sendo um ponto de altitude considerável, os bandidos invadem o templo católico e vão parar nas torres que observam os arredores. As ações efetivas de policiamento cidadão, já conseguiram apaziguar famosas favelas do Rio de Janeiro. Sem dúvida, vitórias importantíssimas em todos os sentidos. E se foi possível até agora essas ações, com absoluta certeza, virá à vitória total. O problema, como se sabe, não é só o tráfico e a venda de drogas, mas também a corrupção policial que destempera. Todos os setores da sociedade brasileira são atacados, inclusive as artes com os santos das igrejas e museus de peças valiosas. A movimentação constante dos marginais pelas ruas comuns ou por territórios dominados é uma ameaça constante a todas às instituições. A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, apesar de oferecer tanta beleza em Geografia, História e Religiosidade, infelizmente não ficou isenta de ações desvairadas dos cérebros doentios. Fica assim comprometido o turismo naquela área para os que desejam contemplar de perto o monumento. O consolo é mirar as fotos que demonstram as raridades do lugar.
Pontos sagrados ou históricos em outros países, também são alvos de terroristas sob as bandeiras mais diferentes e incríveis. Isso afasta o dinheiro que entra do exterior em forma de visitas. Vários casos já foram registrados tendo como exemplos Egito e Palestina. Confiamos, contudo, que o caso do Rio de Janeiro ou mais cedo ou mais tarde, seja resolvido para que ele volte a sua plenitude. Hoje está uma “desgrama”: na PENHA NEM A SANTA ESCAPA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/10/penha-nem-santa-escapa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário