domingo, 4 de outubro de 2009

O DESENROLAR DAS OLIMPÍADAS

O DESENROLAR DAS OLIMPÍADAS

(Clerisvaldo B. Chagas. 5.10.2009)

Para alguns pesquisadores, os gregos teriam iniciadas essas comemorações há 2.500 anos a.C., em homenagem a Zeus. Outros falam que a Grécia teria criado esses jogos no ano 776 a.C., como celebração e atributos aos deuses, cuja cidade-estado teria sido em Olímpia. De qualquer maneira, todos acreditam que os jogos olímpicos vieram da Grécia e que teriam até sido proibidos em determinada época (393) pelo imperador Teodósio, convertido, ao considerar as atividades como pagãs. Histórico à parte, o que se pensa atualmente em um país como o Brasil, é no significado teórico e prático dessas realizações em território nacional. O Rio de Janeiro, como sempre, ex-capital do Brasil e com uma das dez maravilhas do mundo moderno, naturalmente levaria quase todos os louros das vitórias. Não se pode negar a total capacidade do território carioca por seu passado e pela capacidade do presente. De qualquer maneira, Rio e São Paulo são as cabeças que movem o corpo brasileiro. No caso, então, o importante é que o evento de 2016 acontecerá em nosso país. Para o Rio de Janeiro, falando em obras físicas, será um passo largo e invejável para chegar à estrutura as grandes capitais do mundo desenvolvido. Sem contas serão os benefícios das áreas de segurança, transporte, hotelaria, comunicação, turismo, comércio e mesmo da indústria. Lógico que nada será melhor para o Brasil de que ser o alvo positivo do mundo com dois eventos importantes, os maiores, seguidamente: a copa e as olimpíadas. Além de toda estrutura física que ficará para depois desses eventos, também nada pagará o incentivo aos atletas brasileiros em todas as modalidades irradiadas da sede para as mais pequeninas cidades dos confins desse país.

Entramos na história do esporte amador tardiamente. Enquanto em certo tempo apenas nos preocupávamos com futebol masculino e profissional, países outros aplicavam maciçamente no esporte amador assim como a Alemanha, Cuba, Estados Unidos e os do leste europeu. As nossas escolas ficaram muito tempo vazias de esporte (e até mesmo de merenda). Houve década (1960), em que ainda existiu um arremedo de vôlei, de futebol de salão e tênis de mesa. Depois tudo desapareceu novamente. Ainda bem que o Brasil vem tentando, desigualmente, recuperar tantas décadas perdidas. Inúmeras escolas nesse país nem tem quadra, nem tem espaço, nem merenda e muito menos algum tipo de incentivo. Perguntamos a um professor de Educação Física, por que ele não praticava basquete com seus alunos. A resposta foi por causa da fome. Nesse caso, disse ele, era melhor trabalhar no comum, isto é, no handebol mesmo.

Estávamos pertinho de finalizar esta crônica quando saiu o resultado das próximas olimpíadas. Foi de fato emocionante. O momento do presidente Lula ao defender o evento para o Brasil foi simplesmente divino. As representações brasileiras de políticos, técnicos e atletas, mostraram um espetáculo belíssimo de união e patriotismo que ficará para a posteridade. As palavras do presidente após a escolha foram as palavras que teriam sido as nossas. Por tudo que sempre viemos dizendo aqui, do grande momento de uma nova era, de uma nação que ocupa definitivamente seu espaço no cenário mundial, de uma potência que emerge e procura seu assento merecido no meio dos grandes. Agora, relaxados pela vitória e movidos pelo trabalho, aguardemos O DESENROLAR DAS OLIMPÍADAS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/10/o-desenrolar-das-olimpiadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário