domingo, 11 de outubro de 2009

NOTÍCIA BOA

NOTÍCIA BOA

(Clerisvaldo B. Chagas. 12.09.2009)

Finalmentedepois de longo e tenebroso inverno”, surge uma notícia alvissareira em termos de Alagoas. Diante de décadas na mídia sobre violência, caos na saúde, greve na educação, não pagamento de impostos de usineiros, fugas de indústria do estado e noticiazinhas de receitas de bolos, é para não acreditar no que saiu na Gazetaweb e no Tudonahora, do último sábado. Segundo os portais, será construído em Alagoas o maior estaleiro das Américas, no litoral sul do estado precisamente no Pontal de Coruripe. Naquele local, ainda segundo as fontes acima, será utilizada uma área de 2 milhões de metros quadrados, quando serão beneficiadas cerca de cem mil pessoas. O estaleiro chamado EISA ALAGOAS S.A., compõe o grupo Synergy e dele faz parte o empresário boliviano, presidente do grupo e radicado no Brasil, German Efromovich. Informam ainda às reportagens que o maior estaleiro das Américas terá início ainda no primeiro trimestre de 2010 e irá empregar 4,5 mil pessoas diretas e cerca de 20 mil indiretamente. O primeiro navio totalmente construído em Alagoas deverá ficar pronto em 2013. O estaleiro, além de navios, fabricará também plataformas, entrando definitivamente no circuito de exploração complexo do pré-sal.

Quem conhece a belíssima região do Pontal de Coruripe, onde as pessoas vivem da pesca e do artesanato, não pode deixar de ficar satisfeita com a notícia bombástica trazida pelos portais. Balneário famoso, lugar de descanso de empresários alagoanos e de muita natureza, o Pontal tem em suas imediações outros povoados conhecidos. Assim apontamos Lagoa do Pau, Miaí de Baixo, Miaí de Cima e o célebre Pontal do Peba, região de foz do rio São Francisco, santuário ecológico e lugar de muitas dunas e desovas das tartarugas marinhas. As regiões citadas são verdadeiros paraísos que surgem como paisagens mais belas do mundo.

Como já se fala que em relação ao ambiente, tudo já está em ordem, aguardemos a continuação dos acontecimentos. Primeiro, se for mesmo verdade que será o maior estaleiro das Américas, não somente a região de Coruripe sofrerá um gigantesco surto de desenvolvimento, como Alagoas num todo. Caso o “Cana do Profeta” seja concluído no alto, médio sertão e agreste, e o estaleiro comece a trabalhar no litoral (mesmo com a grande rejeição do atual governo), este poderá dar uma guinada histórica nas próximas eleições do estado. Tanto o caso do estaleiro quanto o canal, não são coisas de brincadeiras. Constituem as mais altas esferas da seriedade. Pode ser que a partir de agora, Deus tenha realmente tido pena do longo cativeiro a que o povo alagoano foi submetido há décadas e tenha resolvido libertar esses caetés da submissão dos “senhores de engenhos” e dos coronéis que sumiram com esse estado. Nossos avós, nossos pais, nós e nosso filhos, cansados de notícias dos cocares das tribos, talvez comecemos a ouvir os sons dos ocos tambores do progresso nas selvas. Coloquem para funcionar agora o hospital geral de Santana do Ipanema, tragam para a nossa cidade o Curso de Medicina e complementem — senhores caciques — a raridade da NOTÍCIA BOA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/10/noticia-boa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário