quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TEATRO DEODORO/ACORDA ZUMBI!

TEATRO DEODORO/ACORDA ZUMBI!
(Clerisvaldo B. Chagas. 16.9.2009)
Para meu sobrinho e ator Davi Chagas

Quem analisa os diversos tipos de abraços, vai anotando na cabeça quais são eles. Um dos perigosos e conhecidos é o tal abraço de urso. Esse é dado pelo urso de verdade que crava as unhas longas nas costas do oponente. Também é famoso entre os guerreiros de luta livre ou pelos falsos amigos quando resolvem atacar. Existe o abraço da amizade; o abraço da paz... O abraço do amor verdadeiro e uno. Entretanto um novo tipo de abraço foi coroado de beleza, ornado de uma simbologia vigorosa na capital alagoana. Deu gosto documentar artistas, interessados, povo, num abraço significativo, saudoso e protestante na cintura do Teatro Deodoro. Teatro Deodoro, palco de grandiosos espetáculos, aconchego da cultura estadual, representante de alta magnitude das artes cênicas. Como tudo que é cultura em Alagoas, o teatro tem que esperar a eterna burocracia da falta de compromisso dos que mandam. É triste vê em nossa terra o patrimônio formado de igrejas, conventos, museus, marcos históricos, monumentos... Caindo aos pedaços, cheios de assombrações como casas de vampiros. A história não está somente em Maceió, está em Água Branca, em Delmiro, em Santana, em Penedo, em Marechal e em tantas outras cidades desse território, cultivada por meia dúzia de abnegados. Por mais projetos e leis que se elaboram no país, sempre falta verba para a cultura num descaso criminoso, cujos responsáveis poderiam responder em juízo. Quando se tenta tirar proveito da cultura e da história para encantar os turistas, o movimento não passa da capital e de mais uma ou duas cidades do interior. E se na própria capital alagoana, símbolos como o Teatro Deodoro só funcionam de dez em dez anos, calculemos as povoações sem prestígio algum. Sabemos da recuperação do teatro de Manaus, construído no auge da borracha. Os espetáculos do mundo inteiro voltaram a acontecer naquela suntuosa e magnífica casa amazonense. Estamos vivendo um momento de ressurreição do teatro no Brasil. Mas em Alagoas tudo funciona como uma porta velha de gonzos carcomidos.
As pessoas que idealizaram o abraço no velho Teatro Deodoro, os que organizaram, os que participaram, estão mil vezes de parabéns. Não é possível que a indiferença tome conta para sempre do povo massacrado por uma minoria elitista de sangue azul e podre que não enxerga a plebe. Hoje é dia da emancipação política de Alagoas. O que temos a comemorar? O alto índice da mortalidade infantil? O último lugar em Educação? A escalada da violência? A falta de impostos dos usineiros? O não cumprimento das ordens judiciais? A desmoralização do Legislativo? A falência do PRODUBAN? As greves dos que tem direito? Zumbi, você precisa nascer de novo para um neo combate, porque Alagoas está cheia de “Domingos Jorges e Velhos”. Davi Chagas, sobrinho, você estava muito bem na foto. Vamos abraçar novamente o TEATRO DEODORO. ACORDA ZUMBI!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/09/teatro-deodoroacorda-zumbi.html

Um comentário:

  1. Meu tio, só agora (por ser (era) meio avesso a internet) aprendi a postar um comentário. A mesma emoção ao ler em 2009, eu tive neste momento. Palavras certeiras as suas. Após o ocorrido, a pressão popular, o teatro reabriu e eu - um dos organizadores do "Dia do Abraço ao Teatro Deodoro" fui convidado a solenidade e entrei pela porta da frente. E ali, RESTAURADO, vi o quanto valeu a pena me expor, lutar, mostrar a cara, ser ZUMBI! Tio clero, você está muito no blog! Abraço!

    ResponderExcluir