sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CHILE: O PAÍS E A BOLA

CHILE: O PAÍS E A BOLA
(Clerisvaldo B. Chagas. 11/12/13.9.2009)

O Chile é um país de origem espanhola e indígena, formado de aproximadamente 66% de mestiços. Banhado pelo Oceano Pacífico, o território chileno é uma tira em sentido norte-sul no extremo sul da América meridional. País essencialmente andino, o Chile tem como capital a cidade de Santiago que fica perto das conhecidas Valparaíso e Viña Del Mar, balneários do Pacífico que atualmente se encontram em conurbação. Esse país já teve problemas no passado fazendo guerra com Peru e Bolívia, o que resultou em anexação do deserto de Atacama, um dos mais secos do mundo. Produzindo cobre (maior produtor mundial), nitrato, carvão e petróleo, o Chile se industrializou, graças a grandes investimentos estrangeiros. Mas também o país guarda no seu subsolo outros minerais de grande valor no mercado como o ferro, prata, ouro e manganês. O vinho chileno é bastante elogiado pela sua qualidade e aceitação em todos os países. Apesar de tudo, o Chile ainda é um exportador de produtos primários. Falando sobre o seu relacionamento comercial, esse belo país tem um acordo bilateral com o Canadá, um dos membros ricos do NAFTA, que é um livre comércio entre os gigantes do norte e o México. O Chile não é um membro absoluto do MERCOSUL, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entretanto, é um associado que aderiu ao bloco em 1996. Se não entrou plenamente no Mercado do Sul é porque teve receio de quebrar suas indústrias com a concorrência de produtos de Brasil e Argentina.
Ultimamente a televisão vem redescobrindo os problemas e as belezas dos países integrantes da América do Sul. O Chile já foi mostrado em toda a sua plenitude, inclusive com a grande solidão e encanto do Atacama. Os turistas, que antes procuravam as cidades balneárias de Valparaíso e Viña Del Mar, também partem para outros lugares, como a capital Santiago e as montanhas andinas das nevascas. O Brasil tem procurado intensificar o seu comércio com o Chile através de transportes rodoviários, cruzando o território da Argentina. O Chile, assim como o Equador, não possui fronteira com o Brasil, motivo esse que faz com que não tenhamos um maior relacionamento. Todavia, a evolução do MERCOSUL, fará com que àquele país termine cedendo aos apelos dessa organização.
Nos confrontos futebolísticos, O Brasil sempre levou a melhor contra os irmãos latinos. Os embates entre as duas seleções nunca deixaram de contar com as peripécias dos jogadores chilenos. Estando afastado do cenário mundial do futebol, justamente por essas peripécias, o Chile reaparece tentando a todo custo disputar a copa do mundo. Perdeu em Salvador, é bem verdade, mas foi um time aguerrido que jamais teve medo do Brasil. Os mil e quinhentos torcedores chilenos que compareceram ao estádio, atestam bem a paixão pela camisa. Dizer que foi uma festa na Bahia, foi. A seleção chilena perdeu, mas saiu de cabeça erguida. Esse é o CHILE: O PAÍS E A BOLA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/09/chile-o-pais-e-bola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário