domingo, 16 de agosto de 2009

AS DUAS CANUDOS
(Clerisvaldo B. Chagas. 15/16.8.2009)

Mudança e tragédia no sertão baiano no período 1893-1897. Com as prega-ções místicas do cidadão Antonio Vicente Mendes Maciel, nas terras de Canu-dos, perto ainda de Alagoas, os sertanejos encontraram um líder. Vivendo uma época de exploração rural pelos vários coronéis latifundiários, os homens humildes enxergaram em Antonio Conselheiro um salvador para suas dores crônicas do cotidiano. Deixando as fazendas para seguir o pregador, chegaram até ele o vaqueiro, o tirador de leite, o tangerino, o almocreve e muitos outros profissionais que levavam o sertão às costas. Pregando contra as novidades nascidas na república, logo Conselheiro arrebanhou multidão que passou a viver em comunidade. E como sempre aconteceu em todas as partes do mundo coisas semelhantes, o ciúme e a arrogância logo invadiram os corações dos poderosos donos de terras. E assim Antonio Maciel foi acusado de tudo junto ao governo federal, menos da parte boa que pregava e executava. Sem análise nenhuma, sem ouvir a outra parte, sem investigar o movimento, a arrogância também tomou conta do espírito do governo Prudente de Morais (que só possuía a prudência no nome). Os sertanejos seguidores de Conselheiro queriam apenas escapar à fome e à violência, pensando em acabarem as injustiças no sertão. Não havia como protestar de outra maneira, por isso os pobres engajavam-se na religiosidade oferecida por aquele estranho pregador. Foi por isso que o velho arraial de Canudos cresceu e transformou-se em uma das cidades mais povoadas da Bahia, congregando cerca de 30 mil habitantes.
Ali não havia bebida alcoólica, autoridade policial, cobrança de imposto e nem prostituição.
Envenenado pela conversa dos coronéis, o governo de Prudente resolveu acabar com Canudos após os insucessos das tropas do estado. Mesmo assim ainda sofreu várias derrotas até que resolveu enviar o exército com 7 mil ho-mens, organizado pelo próprio ministro da Guerra. Uma vergonha! O Exército brasileiro investindo contra homens, mulheres, anciãos e crianças que só queriam viver de reza e trabalho. Toda a população de Canudos foi morta pelo exército de Prudente de Morais. Uma das páginas mais negras e covardes da História do Brasil. Um massacre!
Quem passa pelas favelas do Rio, pelas barreiras e grotas de Maceió, pelos mangues do Recife, pelas palafitas amazônicas, pelos bolsões de misérias do Jequitinhonha e outros polos semelhantes, tem a impressão de novas Canudos como aquela do sertão baiano. Muito embora contra Canudos modernos não sejam enviadas tropas de roupas camufladas, acontece o contrário. As verbas destinadas às mudanças sociais que exigem escolas, saúde, saneamento, trabalho, dignidade, cidadania, parecem não acertar o endereço. Será culpa dos Correios, será culpa das estradas, será culpa da falta de transportes? Enquanto os “detalhes” não são resolvidos, acumulam-se os famintos nos lixinhos, nos lixos e nos lixões desse país. Quem não morre de frio nos lixões, nem de doenças, nem de fome, morre sob as rodas de tratores gigantes que ceifam a adolescência. É simplesmente o Brasil das DUAS CANUDOS.
Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/08/as-duas-canudos-clerisvaldo-b.html

Um comentário:

  1. Meu amigo e cunhado Clerisvaldo, não fosse o estreito laço familiar que nos une, eu seia suspeito no comentário que vou fazer a seu respeito.
    Meu amigo,cunhado e colega de (profissão)pois também sou profesor de "Hist e Geog" aqui em Santos - SP,como é tão gratificante na nossa profissão ter alguém como vc, que através do conhecimento pode passar para todos os leitores e colegas nossos,
    histórias e fatos tão relevantes de nossa região [santanense e vizinhaça] que sem dúvida alguma
    coloca essa nossa nova gerãção a par da realidade de nossos povos passados em relação ao presente com tanta clareza que só profissionais com segurança e conhecimento é capaz de retratar tão claramente estes fatos que vc relata em suas escrita.
    De coração envio-lhe meus parabéns
    e continue esta caminhada porque ela é muito gratificante e nós sabmos disso.E que com isso nossas autoridades em ""Educação"" olhem com carinho o valor que este seu trabalho representa para a sociedade como um todo.
    Fique com Deus " Professor " e que ele o ilumine cada vez mais .
    Boa Noite e um abraçao do cunhado amigo
    Lourival
    Lourival Paraibano da Costa




    Pois bem Professor,particularmente
    sinto-me muito presente a estes fatos retratados com tanta

    ResponderExcluir